Um gerente foi procurado por um funcionário, que veio reclamar que um colega havia recebido uma aumento salarial e ele não, o que considerava injusto.
Sem entrar no mérito do caso o gerente pediu a este funcionário:
Você está vendo aquele caminhão, que está vendendo laranjas, lá no outro lado da rua? Vá por favor ver o preço das laranjas.
Meio sem entender o pedido do gerente, foi e logo voltou dizendo:
O preço de 1 dúzia de laranjas é R$ 1,00.
O gerente perguntou:
E se eu comprar 10 dúzias, será que o preço é o mesmo? Você pode verificar?
Sem saber responder, lá foi o funcionário perguntar de novo, e logo voltou.
Ele disse que se comprar 10 dúzias faz o preço de R$ 0,80 a dúzia.
Eu estou interessado nestas laranjas!
E se eu comprar o caminhão inteiro, a que preço ele me fará a dúzia?
Já com a cara meio aborrecida, mais uma vez ele foi perguntar e voltou dizendo:
Se você comprar o caminhão todo, ele vende a dúzia a R$ 0,55.
Agradecendo ao funcionário pediu para que ele ficasse na sala e solicitou que o colega que havia tido o aumento fosse chamado à sua sala. Sorridente, ele logo entrou, e o gerente fez exatamente a mesma pergunta:
Você está vendo aquele caminhão, que está vendendo laranjas, lá no outro lado da rua? Vá por favor ver o preço das laranjas.
Rapidamente ele saiu e logo voltou com um saco de uma dúzia de laranjas debaixo do braço, e muito animado foi logo dizendo:
O preço de 1 dúzia de laranjas é R$ 1,00. No entanto, se você compra 10 dúzias ou mais, ele pode dar um desconto e vender a R$ 0,80 a dúzia. Se você quiser comprar o caminhão inteiro o preço é de R$ 0,55 a dúzia. Aí eu disse ao vendedor que o meu gerente estava interessado no preço das laranjas, e ele me deu esta dúzia com uma amostra, para você poder avaliar a sua qualidade.
O gerente agradeceu e ele deixou a dúzia de laranjas na mesa, logo saiu.
Um silêncio se fez e o gerente nada teve que dizer, pois o funcionário que entrou reclamando “saiu tendo aprendido uma importante lição.”
- Quais são suas conclusões e reflexões sobre este assunto?
- Como vão evoluir os comportamento dos 2 funcionários?
- Como você avalia a atuação do gerente? Como você agiria numa situação destas?
- Com qual dos 2 comportamentos os funcionários de sua empresa se identificam? Que ações gerenciais podem ser tomadas para melhorar esta situação.
Muito obrigado!
Nathaniel M. Brandão Jr
lbe@lbe.org.br